Quem sou eu

Minha foto
PEDAGOGA - especialização em PSICOLOGIA ESCOLAR - Coordenação Josefina Castro e PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA, INSTITUCIONAL E HOSPITALAR - Coordenação da Pp - profª Genigleide da Hora - Mestranda em Educação Inclusiva.

quinta-feira, 27 de março de 2014

REUNIÃO COM PAIS E RESPONSÁVEIS DO NÚCLEO II - EDUCAÇÃO DO CAMPO - ITABUNA -BA

A relação família-escola é um dos mais importantes fatores para o avanço da aprendizagem. Esta parceria deve está fundamentada na participação da família na vida escolar do aluno, além de representar um diferencial no cotidiano escolar e formação da cidadania, para que o sujeito conheça seus direitos e deveres diante a comunidade. 


"A educação é o grande motor do desenvolvimento pessoal. É através dela que a filha de um camponês se torna médica, que o filho de um mineiro pode chegar a chefe de mina, que um filho de trabalhadores rurais pode chegar a presidente de uma grande nação." 
Nelson Mandela.

O Coord. Pedagógico George Sabino recebeu o público com boas vindas e a leitura de uma mensagem que enfatizava a importância da relação escola/família e comunidade. 
Comunidade do Ribeirão Seco e Cerrado.

O nosso Assessor da Educação do Campo José Carlos Sena Evangelista, fez a devolutiva da sua pesquisa de Mestrado com o tema: O DIREITO À EDUCAÇÃO DO CAMPO: A VOZ” DOS ESTUDANTES DAS ESCOLAS DO RIBEIRÃO SECO – ITABUNA-BAHIA.

Sensibilização quanto aos direitos dos alunos com NEE – Necessidades Educativas Especiais e a importância da participação dos pais e/ou responsáveis objetivando a superação de seus desafios e limitações. 

Aproveitando o ensejo para fortalecer os laços entre escola e família.  

Fotos dos Conselheiros Escolares eleitos e que receberam os certificados.

Professora Beatriz Viana e registro das Ações desenvolvidas na U. Escolar Santa Terezinha. 

Da esquerda para a direita: Beatriz Viana, Maria do Carmo, George Sabino, Eu, Aldacir Oliveira e Simone Goes. 
José Carlos Sena Evangelista, nosso Assessor e companheiro da Educação do Campo e eu Angela Meirice Oliveira Psicopedagoga das Escolas do Campo.

domingo, 23 de março de 2014

JOGOS EDUCATIVOS - REUTILIZANDO SUCATAS

Os materiais de sucatas permitem mostrar para os alunos (as) a importância da reutilização de objetos que normalmente são jogados no lixo, possibilitando-os construir seus próprios jogos, consequentemente, desenvolvendo sua criatividade e estimulando a responsabilidade socioambiental.


A família toda envolvida na coleta de materiais. 







Luizinho. Meu neto e companheiro nas descobertas.

sexta-feira, 21 de março de 2014

MANEJO COMPORTAMENTAL DE CRIANÇAS COM TRANSTORNOS DE ESPECTRO DO AUTISMO EM CONDIÇÕES DE INCLUSÃO ESCOLAR - LIVRO


É só clicar no link acima 



Esta obra traz orientações para professores sobre o manejo comportamental de crianças com Transtornos do Espectro do Autismo em condição de inclusão escolar.

SUMÁRIO

Transtornos do Espectro do autismo.
- Definição.
- Problemas de comunicação, de interação social e de comportamento.
- Dificuldades em habilidades cognitivas.
- Dificuldades em habilidades de teoria da mente.
Orientações a professores sobre a inclusão escolar e os Transtornos do Espectro do Autismo.
- Como a Análise Aplicada do Comportamento pode ajudar o professor na avaliação e no manejo de problemas de comportamento nos TEA.
- Tipos de comportamentos inadequados de maior prevalência em crianças e adolescentes com TEA.
- Orientações a professores para manejo comportamental em sala de aula baseadas na Análise do Comportamento.


VAMOS ESTUDAR?





quinta-feira, 13 de março de 2014

I SEMINÁRIO DA FAMÍLIA - ESCOLA AVELINA SANDES DE AQUINO

ESCOLA E FAMÍLIA EDUCANDO PARA VIDA


A Equipe Pedagógica da Escola Avelina Sandes de Aquino, buscando enfatizar a importância da parceria entre Escola e família, realizou esse primeiro I Seminário para os pais e/ou responsáveis dos alunos desta Unidade Escolar.   

Virgínia Nascimento, professora responsável pela U. Escolar, agradece a presença dos pais.   


Equipe da Unidade Escolar
  
Profa. Josélia Teixeira com uma mensagem para as famílias. 
Profa. Fernanda Almeida que lecionou na Escola e coord. do Pacto pela Alfabetização profa. Ana Paula vieram prestigiar o evento. 
Palestra sobre a Importância da parceria entre Escola e Família.


"A responsabilidade de todos é o único caminho para a sobrevivência humana.“                                                                                                                                    Dalai Lama


“Enquanto a sociedade feliz não chega, que haja pelo menos fragmentos de futuro em que a alegria é servida como sacramento, para que as crianças aprendam que o mundo pode ser diferente. Que a escola, ela mesma, seja um fragmento do futuro...”
                                       
                                                       Rubem Alves

A equipe da Unidade Escolar preparou uma deliciosa merenda para os participantes do evento. 



sábado, 8 de março de 2014

METADE


Não passe sua vida sendo metade do que deveria ser.
Sonhos podem sim se realizar.
Nunca se subestime.
Lute pelo que é correto.

Guardar sentimentos dentro de nós só nos deixa doentes.
O amor bate em nossas portas de maneiras e formas diferentes.
Amar demais nunca é demais, amar de menos é demais.

É necessário ouvir a voz do coração.
Honestidade é tudo.
O caráter é essencial.

Abra os olhos para as coisas que realmente importam, descarte o restante.

São poucos os que você pode depositar sua confiança, mas esses poucos estarão sempre com você e de uma forma ou outra devem sempre ser lembrados.

Não faça da rotina um estilo de vida.
Busque novos horizontes.
Faça novas descobertas.
Ás vezes é preciso mudar.

E o mais importante: seja sempre você, e não passe sua vida sendo metade do que deveria ser.

FONTE: http://mensagensdiarias.com.br/metade/
  



DIA INTERNACIONAL DA MULHER



ALÉM DAS COMEMORAÇÕES, TEMOS UMA HISTÓRIA DE COMO SE CONQUISTOU ESSE DIA.


O Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, tem como origem as manifestações das mulheres russas por melhores condições de vida e trabalho e contra a entrada da Rússia czarista na Primeira Guerra Mundial. Essas manifestações marcaram o início da Revolução de 1917. Entretanto a ideia de celebrar um dia da mulher já havia surgido desde os primeiros anos do século XX, nos Estados Unidos e na Europa, no contexto das lutas de mulheres por melhores condições de vida e trabalho, bem como pelo direito de voto.

No Ocidente, o Dia Internacional da Mulher foi comemorado no início do século, até a década de 1920.

Na antiga União Soviética, durante o stalinismo, o Dia Internacional da Mulher tornou-se elemento de propaganda partidária.

Nos países ocidentais, a data foi esquecida por longo tempo e somente recuperada pelo movimento feminista, já na década de 1960. Na atualidade, a celebração do Dia Internacional da Mulher perdeu parcialmente o seu sentido original, adquirindo um caráter festivo e comercial. Nessa data, os empregadores, sem certamente pretender evocar o espírito das operárias grevistas do 8 de março de 1917, costumam distribuir rosas vermelhas ou pequenos mimos entre suas empregadas.

Em 1975, foi designado pela ONU como o Ano Internacional da Mulher e, em dezembro de 1977, o Dia Internacional da Mulher foi adotado pelas Nações Unidas, para lembrar as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres.


FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_Internacional_da_Mulher