Quem sou eu

Minha foto
PEDAGOGA - especialização em PSICOLOGIA ESCOLAR - Coordenação Josefina Castro e PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA, INSTITUCIONAL E HOSPITALAR - Coordenação da Pp - profª Genigleide da Hora - Mestranda em Educação Inclusiva.

quinta-feira, 29 de maio de 2014

OFICINA PSICOPEDAGÓGICA: COMPARTILHANDO EXPERIÊNCIAS.

Profissionais das S.R.M - Salas de Recursos Multifuncionais e Psicopedagoga das Escolas do Campo - Itabuna – Bahia.


OBJETIVO GERAL

Auxiliar através das Relações Interpessoais, o despertar das demais Inteligências Múltiplas entre as comunidades escolares da Educação do Campo e Zona Urbana.
    MENSAGEM - A ARTE DE CONVIVER
                                                     
                                                  Autor desconhecido.

Não fomos criados para vivermos isolados. A convivência entre os seres se faz necessária, pois todos dependem uns dos outros.
Unidos compomos o Universo criado por Deus nosso Pai.

Mas conviver com outros seres que pensam e têm ideias próprias, já que cada um é uma individualidade, pode trazer choques e conflitos.
Na realidade cada um de nós é uma peça na infinita engrenagem do Universo e todas são imprescindíveis para o seu perfeito funcionamento.
Assim, estamos aqui para aprendermos uns com os outros e a nos completarmos.

Por esta razão devemos sempre buscar entender o lado do outro, evitando os conflitos, que às vezes deixam marcas tão profundas naqueles que se acham envolvidos na contenda.  Especialmente, àquele que tem maior entendimento cabe o dever de evitar as discussões inúteis, buscando a paz e a harmonia.

Tenhamos em mente que a verdade é uma e soberana, e por mais que queiramos ser os donos da razão, ela a verdade se sobrepõe.  Assim, respeitemos as diferenças, buscando o entendimento entre as partes. Essa é a verdadeira arte de conviver e viver bem.
Cada qual tem o seu tempo e um dia todos chegarão ao mesmo lugar, onde só haverá lugar para a Paz, a Fraternidade e o Amor!

Profissionais das S.R.M – Salas de Recursos Multifuncionais.

Profissionais das S.R.M – Salas de Recursos Multifuncionais.
 

Família e Escola uma Parceria Necessária.

Proposta de intervenção que obteve bons resultados na Educação do Campo.



“As relações que costumam se eternizar são aquelas baseadas no compartilhamento de experiências com os objetivos de promover o crescimento mútuo.”
                                                                    Ivenio Hermes.

quarta-feira, 21 de maio de 2014

A CAIXA DA SURPRESA - Uma abordagem psicopedagógica

 "A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe." (Jean Piaget)





Objetivos:


  • Estimular a criatividade;
  • Desenvolver a linguagem oral;
  • Ampliar a autonomia e a iniciativa.
Consigna: Peque um objeto e insira e complete a história coletiva.
Iniciamos com uma prévia demonstração.
 









Um completa o pensamento do outro no intuito de construir uma nova história.













"Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem."
                                                                      Carlos Drummond de Andrade


Confirmamos essa citação não é minha amiga Mônica?

ANÁLISE E TREINO DA MEMÓRIA - Escola João Café


Uma boa memória é fundamental para que possamos executar todas as atividades diárias, sejam elas mentais ou físicas. Nesse sentido, existem vários treinos que podemos realizar para que ela jogue a nosso favor sempre que precisarmos lembrar algo importante.

Na sessão Psicopedagógica que aconteceu 15 dias atrás, apresentamos um vídeo onde abordava o companheirismo e o trabalho em equipe. Ficando combinado que todos deveriam lembrar-se dos detalhes, bem como das socializações após a exibição do Curta Metragem.   

Dentre outras estratégias, fica notório que a educadora desta escola, com a utilização de ensinagem lúdica, possibilita o desenvolvimento de ferramentas imprescindíveis (como a atenção, concentração e memória) para que aconteça aprendizagem significativa.


Como uma coisa leva a outra, durante a socialização do curta metragem, foi abordado por algumas crianças a questão da “Cadeia Alimentar”, pois em sua comunidade existem alguns animais que apareceram no filme.
 




“As inteligências são potências biopsicológicos, são capacidades para resolver problemas ou para criar produtos considerados de valor em meio social, (...) Nascemos com nossas inteligências que precisam ser “acordadas” por estímulos significativos (...). A escola e particularmente a ação do professor em sala de aula pode – e deve- despertar e ampliar as inteligências, mas precisa construir competências.” (ANTUNES, 2001, p.19) 
PARABÉNS COLEGA MÔNICA MIDLEJ. Obrigada por mais uma experiência fantástica, suas intervenções providenciais e poder sair com a convicção, que também aprendemos muitos com nossos alunos.



REFERÊNCIA:

ANTUNES, Celso. Como desenvolver as competências em sala de aula. Petrópolis-             RJ. Vozes, 2001.

terça-feira, 20 de maio de 2014

OS QUATRO MOMENTOS DE UM DIA - TÉCNICAS PROJETIVAS

      O desenho é um dos meios que facilitam a expressão do mundo interno do sujeito, o que se expressa através de condutas concretas, fantasias, etc., em relação ao que o rodeia e consigo mesmo.

OBJETIVOS: 
  • Avalia os vínculos relacionais que podem interferir no processo de aprendizagem;
  • Analise das interações com seu contexto geográfico e sócio dinâmico.


Indicadores mais significativos que devem ser analisados:

  • Adequação da ordem;
  • Momentos escolhidos;
  • Atividade realizada;
  • Pessoas;
  • Campo geográfico da cena;
  • Objetos do ambiente;
  • Detalhes do desenho;
  • Sequência dos momentos.







REFERÊNCIA:

VISCA. Jorge. Técnicas Projetivas Psicopedagógicas e Pautas Gráficas para sua interpretação. 1ª edição - Bueno Aires: Visca & Visca, 2008.

ESCOLA AVELINA SANDES - Acompanhamento Psicopedagógico

NICK VUJICIC: UMA GRANDE HISTÓRIA DE SUPERAÇÃO



  •        Estimular o desenvolvimento das relações Intra/Interpessoais;
  •     Trabalhar as questões de disciplina, concentração, perseverança, bem como respeito ao próximo;
  •      Fortalecendo a autoconfiança. 





Interpretação do vídeo através de desenho – desenvolvendo a oralidade e diminuindo a timidez.




                               Qual a contribuição deste vídeo para a minha vida?


  Conheça mais sobre a história de vida de Nic Vujicic 
nesse link abaixo.