Quem sou eu

Minha foto
PEDAGOGA - especialização em PSICOLOGIA ESCOLAR - Coordenação Josefina Castro e PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA, INSTITUCIONAL E HOSPITALAR - Coordenação da Pp - profª Genigleide da Hora - Mestranda em Educação Inclusiva.

sexta-feira, 30 de março de 2012

C.A.D.A. Centro de Atendimento as Dificuldades de Aprendizagens -: AVALIAÇÃO COGNITIVA DO DESENHO INFANTIL


C.A.D.A. Centro de Atendimento as Dificuldades de Aprendizagens -: AVALIAÇÃO COGNITIVA DO DESENHO INFANTIL: Uma das principais ferramentas utilizadas no Diagnóstico Psicopedagógico é a análise de testes projetivos, cuja finalidade é a projeção de c...


O desenho, não é o único recurso para os levantamentos de dados numa intervenção psicopedagógica. Todavia, de grande valia para uma avaliação mais rica, da situação do educando, possibilitando assim nos dá drecionamentos de como podemos auxiliar no seu desenvolvimento cognitivo e emocional

CAMPANHA SALARIAL 2012 SIMPI - ITABUNA - BA - A LUTA CONTINUA HOJE 30.03.2012

CONTINUAMOS NA LUTA HOJE: 30.03.2012. 



VALEU  SIMPI, OBRIGADA PROFESSORA CARMINHA!!!

VALEU PROFESSORA NORMA! CONFIAMOS E ACREDITAMOS EM VOCÊ PROFESSOR GUSTAVO, POIS NUNCA NOS ABANDONOU!!

http://www.facebook.com/media/set/?set=a.2572981423875.91967.1834474469&type=1

EDUCAÇÃO NÃO É SACERDÓCIO!


http://psicopedagogajoselma.blogspot.com.br/2011/02/educacao-nao-e-sacerdocio.html

Ao analisarmos a origem da palavra sacerdócio, perceberemos que sacer é oriundo do latim e significa “sagrado” e dos, dotis, tem o significado de “dom” e ser educador não é cumprir um sacerdócio, trabalho esse realizado por padres e religiosos que são sustentados pelas igrejas e/ou outras entidades que representam a religião em si.
Ser professor é uma profissão que merece um estudo sério, uma formação, visto que ela é a base da construção de um país e de verdadeiros profissionais cujo sucesso teve como premissa o desempenho de um docente.
O professor é um profissional que se dedica tanto ou muito mais que outros profissionais de status elevado (engenheiro, arquiteto, médicos, advogados, etc), mas, equivocadamente, pode simplesmente ser substituído por qualquer pessoa, como os “amigos da escola”, voluntários, além de profissionais que se adentram na seara de ensinar, o que desvaloriza a profissão, mostrando para alguns néscios que, para ser professor, basta querer ensinar.
O sacerdócio para as religiões é uma função sagrada, é como se a pessoa fosse escolhida por Deus para dar continuidade a sua obra e que, na maioria das vezes, não precisaria de uma remuneração, visto que para muitos o dom que recebemos de Deus, deveremos doá-los ao nosso próximo sem nada cobrar, e o professor, como qualquer outro profissional, precisa cobrar por seu trabalho e por sua cumplicidade com o desenvolvimento do cidadão e crescimento da nação, visto que ele é um ser humano como outro qualquer e precisa do dinheiro para seu sustento.
Obviamente, assim como existem bons médicos, engenheiros, advogados, arquitetos, existem os não tão bons assim, pessoas que ficam entre medíocres e sofríveis. Isso ocorre em qualquer profissão, o que não difere do educador, o que felizmente não representa a maioria. Com o equívoco de pessoas oportunistas que enriquecem com a ignorância de seu povo e o conformismo de nossa classe, estes oportunistas oferecem um valor ínfimo pelo trabalho docente, sendo que este trabalho exigiu, em algumas vezes, um mínimo de 4 anos para sua formação e outros anos para especializações, sem contar com as inumeráveis horas de dedicação fora das escolas, que quase nunca é valorizado.
Podemos perceber que poucos profissionais trabalham em casa fora do horário de expediente, nos feriados, finais de semanas e, quando o fazem, são raros os momentos, o que não se encaixa ao educador que, para dar conta e poder executar um bom trabalho, não se limita às horas em que está em seu local de trabalho.
É lamentável que pessoas vendam essa ideia de professor ser sacerdócio e outras tão instruídas a comprem e repassem para os demais, fazendo, assim, um ciclo vicioso de uma inverdade que se prolifera como um vírus paralisando a motivação desses verdadeiros profissionais e enriquecendo essa elite mercenária da educação.
O professor tem a função de educar, palavra esta que apresenta vários significados, sendo um deles o de salvaguardar e explorar (fazer frutificar) o potencial de cada indivíduo. O ato de educar deve ter como base algumas aprendizagens fundamentais que, ao longo da vida, serão de algum modo, para cada indivíduo, os pilares do conhecimento, fazendo com que o mesmo busque, cada vez mais, sua emancipação e humanize-se continuamente em sua vida, além de se fazer protagonista de seu contexto, sendo a diferença para sua nação.
Logo, cabe-nos interrogar o seguinte: Que profissional contribui mais para o crescimento autosustentável de uma nação, para sua valorização como ser, para uma melhor qualidade de vida, para uma criticidade a ponto deste saber o que é ou não melhor para si mesmo? Claro que algumas profissões podem até contribuir, mas essas que podem vir a contribuir passaram por mãos hábeis de verdadeiros educadores, profissionais da educação que não vêem sua profissão como um sacerdócio.

Texto do professor Wolmer Ricardo Tavares 

terça-feira, 27 de março de 2012

sexta-feira, 23 de março de 2012

Diga SIMPI!: O SIMPI inicia rodada de negociações com o poder e...

Diga SIMPI!: O SIMPI inicia rodada de negociações com o poder e...: A Diretoria do Sindicato do Magistério Municipal Público de Itabuna – SIMPI, acompanhada de seu consultor jurídico, o Advogado Tadeu Cincu...

PLANEJAMENTO PSICOPEDAGÓGICO - Uma necessidade


Organizações para o Projeto Psicopedagógico na Escolas do Campo
São mágicos os sinais que vão se abrindo 
Constelação de girassóis girando 
Em círculos de amor que de repente 
Estalam como flor no chão da casa.
 Mas sobre o chão quem reina 
agora é um homem diferente, 
que acaba de nascer.
 Às vezes nem há casa: é só o chão.    
Porque unindo pedaços de palavras 
Aos poucos vai unindo argila e orvalho, 
tristeza e pão, cambão e beija-flor,    
e acaba por unir a própria vida no seu peito partida 
e repartida quando o final descobre 
um clarão que o mundo também é seu...

quinta-feira, 15 de março de 2012

Diga SIMPI!: “A valorização do professor começa pelo piso”, diz...

Diga SIMPI!: “A valorização do professor começa pelo piso”, diz...: Em entrevista ao iG, ministro afirma que reajuste tem amparo legal e defende recursos do pré-sal para auxiliar municípios Para o ministro ...

quarta-feira, 14 de março de 2012

PARADA NACIONAL DA EDUCAÇÃO - MOMENTO DE REFEXÃO, MAS PRINCIPALMENTE DE AÇÃO.


Apoiando a greve nacional da educação, convocada pela CNTE e que teve início no dia 14 de março, o Sindicato do Magistério Municipal Público de Itabuna- SIMPI realizou, no mesmo dia, uma audiência pública como atividade complementar ao movimento. O evento que teve como lema “Os Desafios dos Profissionais da Educação pela Valorização do Piso Salarial do Profissional Nacional – PSPN” ocorreu na manhã da última quarta-feira no auditório da União Metropolitana de Educação e Cultura – UNIME e teve como palestrante o consultor jurídico do sindicato, o advogado Tadeu Cincurá, que ao longo de sua palestra versou sobre a real condição do educador, bem como das dificuldades e desafios atuais. 
http://www.facebook.com/media/set/?set=a.391672650844566.98783.100000055036391&type=1&comment_id=5291541
"Quem não luta pelos seus direitos não é digno deles".
  ( Rui Barbosa )


DEMAIS FOTOS NESSE LINK
http://www.facebook.com/photo.php?fbid=2507980478892&set=a.2507970278637.90341.1834474469&type=3&theater

ESCOLA JOÃO CAFÉ - INÍCIO DO ANO 2012

 Depois da entrevista com a professora regente, iniciamos os primeiros levantamentos de hipóteses quanto a situação dos educandos.


E.O.C.A. significa Entrevista Operativa Centrada na Aprendizagem e deve ser realizada no início do diagnóstico, antes da aplicação das provas. De acordo com Visca, o que nos interessa observar na EOCA são “...seus conhecimentos, atitudes, destrezas, mecanismos de defesa, ansiedades, áreas de expressão da conduta, níveis de operatividade, mobilidade horizontal e vertical etc (1987, p. 73). É da EOCA que o psicopedagogo extrairá o 1º Sistema de hipóteses e definirá sua linha de pesquisa. Logo após são selecionadas as provas piagetianas para o diagnóstico operatório, as provas projetivas psicopedagógicas e outros instrumentos de pesquisa complementares.
 
Testes Projetivos

Avalia os vínculos relacionais que podem interferir no processo de aprendizagem.

1.    Alegoria Animais;
2.    Par Educativo;
3.    Os quatro momentos do dia;
4.    Desenho livre;
5.    Família Educativa;
6.    Plano de minha casa;
7.    Desenhos em episódios;
8.    Dia do meu aniversário.
DEMAIS FOTOS NESSE LINK
http://www.facebook.com/photo.php?fbid=2508529132608&set=a.2508525492517.90350.1834474469&type=3&theater

quinta-feira, 8 de março de 2012

ESCOLA NOSSA SENHORA DE FÁTIMA - EDUCAÇÃO DO CAMPO

ENTREVISTA COM A FAMILIA
O objetivo da aplicação da ANAMNSE é conhecer o sujeito em seus aspectos neurofisiológicos, afetivos, cognitivos e social. Nesse sentido a parceria da família é fundamental.



Rita de Cássia Mendes. A psicóloga Educacional do Projeto Pp nas Escolas do Campo.
SEJA BEM VINDA COMPANHEIRA!

outras fotos desse dia nesse link

quarta-feira, 7 de março de 2012

HOMENAGEM AO DIA DA MULHER

BOA NOITE COLEGAS!!
Bjos,

SINDICATO DO MAGISTÉRIO PÚBLICO DE ITABUNA

AGRADECIMENTOS AO SIMPI, PELAS CONQUISTAS ADQUIRIDAS ATÉ O MOMENTO E DAS OUTRAS MUITAS QUE VIRÃO!!!

 25 de Agosto de 2011
25 de Agosto de 2011
BJO GRANDE COMPANHEIROS!!!