“Nada é fixo para aquele que alternadamente pensa e sonha.”
Bachelard
O planejamento é uma proeminência daquilo que se quer, do que almejamos para o processo de ensino aprendizagem, como poderá ser concretizado em sala de aula, é um norte da ação. Todavia não deve ser determinado previamente com todos os detalhes, pois é uma metodologia dinâmica envolvendo várias pessoas e o contexto do momento em que ocorre a prática. Assim ocorrendo, pode-se e deve ser alterado conforme a necessidade das pessoas envolvidas.
A função da Psicopedagogia no planejamento escolar é refletir sobre as ações
pedagógicas e suas intervenções no processo de aprendizagem do aluno, no sentido de gerar um crescimento cognitivo dos educandos, promovendo o desenvolvimento das competências e habilidades de emprego permanente
nas suas vidas.
E NADA MELHOR DO QUE INICIÁRMOS FALANDO COM DEUS. OBRIGADA PELAS PALAVRAS AMIGA GINA!! |
Planejamento é processo de busca de equilíbrio entre meios e fins, entre recursos e objetivos, visando ao melhor funcionamento de empresas, instituições, setores de trabalho, organizações grupais e outras atividades humanas. O ato de planejar é sempre processo de reflexão, de tomada de decisão sobre a ação; processo de previsão de necessidades e racionalização de emprego de meios (materiais) e recursos (humanos) disponíveis, visando à concretização de objetivos, em prazos determinados e etapas definidas, a partir dos resultados das avaliações (PADILHA, 2001, p. 30).
Para Veiga (2001, p. 11) o projeto pedagógico deve apresentar as seguintes características:
a) "ser processo participativo de decisões;
b) preocupar-se em instaurar uma forma de organização de trabalho pedagógico que desvele os conflitos e as contradições;
c) explicitar princípios baseados na autonomia da escola, na solidariedade entre os agentes educativos e no estímulo à participação de todos no projeto comum e coletivo;
d) conter opções explícitas na direção de superar problemas no decorrer do trabalho educativo voltado para uma realidade específica;
e) explicitar o compromisso com a formação do cidadão. f) nascer da própria realidade , tendo como suporte a explicitação das causas dos problemas e das situações nas quais tais problemas aparecem;
g) ser exeqüível e prever as condições necessárias ao desenvolvimento e à avaliação;
h) ser uma ação articulada de todos os envolvidos com a realidade da escola;
i) ser construído continuamente, pois como produto, é também processo".
CARMINHA DANDO BRONCA PELAS FOTOS QUE TIREI DELA KKKKK te amo baixinha!! |
REFERÊNCIAS
VASCONCELLOS, C. S. Planejamento: plano de ensino-aprendizagem e projeto educativo. São Paulo: Libertad, 1995.
Nossa!!!!!!!!!!! Essa turma é do trabalho e do barulho!!!!!!!! RRSRSRSRSR!!!!!!!!!!!!
ResponderExcluir"Acredito que a mudança não poe ser prevista apenas através da organização de documentos. [...]Faz-se necessário a estruturação de condições para que as idéias escritas possam ser colocadas em prática."
ResponderExcluirLaura Monte Serrat Barbosa