A parceria entre escola e comunidade é imprescindível para uma Educação de qualidade. E aqui, uma mãe é convidada a participar das atividades e vivenciar uma novidade com seus filhos.
Figueiredo assinala que a informática, quando utilizada sob um ponto de vista psicopedagógico, é um instrumento importante para facilitar a construção das funções perceptiva, cognitiva e emocional, estimulando ainda funções neuropsicomotoras. Os softwares e outros recursos computacionais permitem que se trabalhe a capacidade de representação (ao passar do virtual para o real), o simbolismo, a resolução de problemas, a criatividade, a imaginação, a leitura e a escrita. O uso destas ferramentas também favorece a autonomia, a rapidez de interpretação e resposta, a organização na realização das tarefas, o desenvolvimento lógico-temporal e a concentração. Além disso, eleva a autoestima ao trabalhar o "erro" de maneira construtiva, pois este é visto como parte integrante da aprendizagem e controla a ansiedade ao exigir limites.
WEISS ressalta que o computador pode se constituir num instrumento muito útil no diagnóstico psicopedagógico, podendo ser usado no momento da avaliação pedagógica (leitura, produção de texto e Matemática) e/ou nas sessões lúdicas centradas na aprendizagem. Entre os diversos aspectos que podem ser observados, destacam-se, entre muitos outros, os diferentes níveis de solução de problemas, a forma de enfrentar situações novas, a lógica usada na busca de uma solução, o nível de atenção na tarefa e o nível de resistência à frustração.
REFERÊNCIAS
WEISS MLL. Psicopedagogia Clínica: uma visão diagnóstica dos problemas de aprendizagem escolar. 13ª ed. Rio de Janeiro:Lamparina;2008.
FIGUEIREDO MNC. Informática como uma abordagem psicopedagógica, 2007. Disponível em: http://www.psicopedagogiabrasil.com.br/artigos_monica_informatica.htm.
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