Carl Jung
[...] O erro deve merecer trato pedagógico bem mais rico do
que a seu condenação sumária, como tornar relativo seu valor
como produção dos alunos. (LA TAILLE, 1997, p. 25).
Na teoria vygotskyana é o conceito de Zona de desenvolvimento proximal (ZDP), que assegura que a aprendizagem acontece na intermitência entre o conhecimento real e o conhecimento potencial. Em outras palavras, a ZDP é a distância existente entre o que o sujeito já sabe e aquilo que ele tem potencialidade de aprender. Portanto, é a série de elementos que a pessoa tem a potencialidade de aprender, mas ainda não completou o processo, conhecimentos fora de seu alcance atual, mas potencialmente alcançáveis. Cabe à educação assim, estimular a aquisição do potencial, partindo do conhecimento da ZDP do aprendiz, para assim intervir. O conhecimento potencial, que almejamos, passa a ser o conhecimento real e a ZDP redefinida a partir do que seria o novo potencial.
MINHA OPINIÃO
"Quanto às tentativas de acertos de meus alunos. Se o educando “erra”, é porque tentou acertar! Valorizar essas tentativas é mostrá-lo que é capaz de chegar ao contexto “correto”.
Estimular a AUTOESTIMA é o caminho!"
Estimular a AUTOESTIMA é o caminho!"
Nisso eu acredito sempre!!! E vocês meus amigos educadores?!
Vamos socializar? Mande suas ideias!
bjo crianças!
REFERÊNCIAS
http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&langpair=en|pt&u=http://www.abundance-and-happiness.com/carl-jung-quotes.html
http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&langpair=en|pt&u=http://nveresov.narod.ru/ZPD.pdf
LA TAILLE, Yves de. O erro perspectiva piagentina. In. AQUINO, Julio Groppa.
Alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus, 1997.
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