Boa
tarde colegas!!
Adorei
esse texto que encontrei no blog http://opnorte1.blogspot.com.br/ e agora compartilho com vocês.
Olá, gente...
Seguem abaixo grandes erros que
eu cometia e que, infelizmente, muitos Professores ainda estão cometendo de
forma ingênua ou inconsciente.
Mesmo assim, chegando ao término
do semestre letivo, é hora de rever nossa prática pedagógica na sala de aula:
- Erro nº 1: Querer que toda a
classe seja homogênea.
- Erro nº 2: Querer disciplinar a
classe de uma só vez.
- Erro nº 3: Discutir com aluno e
levar o caso como pessoal.
- Erro nº 4: Prometer e não
cumprir.
- Erro nº 5: Forma inadequada no
uso da linguagem verbal e corporal.
- Erro nº 6: Querer parecer como
amigão do aluno.
- Erro nº 7: Achar que o aluno já
vem pronto.
- Erro nº 8: Exagero nas aulas
expositivas.
- Erro nº 9: Aulas muito chatas.
- Erro nº 10: Provas baseadas na
habilidade de memorização.
Isso não quer dizer que eu ainda
não cometa erros, mas é possível avançar cada vez mais à medida que realizamos
auto-avaliação do nosso trabalho, de forma a corrigir e aperfeiçoar o trabalho
docente e buscar bases teóricas para metodologias eficazes e condizentes com a
educação na contemporaneidade.
Sabemos que o ato de lecionar
sempre foi um trabalho difícil e de desgaste considerável, envolvendo grande
consumo de energia no seu planejamento, preparação e avaliação. Estes últimos,
pouco valorizados no trabalho docente uma vez que a carga horária de trabalho
do Professor destina poucas horas a essas atividades tão importantes e
fundamentas para a gestão da sala de aula.
Muitos gestores e educadores têm
ainda em mente que gestão da sala de aula somente é realizada durante a aula,
com ênfase no controle da indisciplina. Todavia, não se pode esquecer que todo
planejamento, preparação e avaliação do ensino, acontece fora da sala de aula,
merecendo preocupações e estudos por parte dos gestores e das políticas educacionais
sobre esse tempo de trabalho pouco valorizado.
Mas, enquanto as reformas
educacionais não chegam, temos que lembrar que os alunos estão aqui e agora,
conosco na sala de aula. Portanto é preciso tomar providências visando
preservar a saúde e tornar nosso trabalho eficaz, que podem ser organizadas
conforme os aspectos e seus desdobramentos.
1- Planejamento da aula;
2- Seleção do(s) conteúdo(s);
3- Escolha das metodologias e
técnicas;
4- Seleção dos recursos
materiais;
5- Envolvimento dos alunos;
6- Desenvolvimento das aulas;
7- Acompanhamento e monitoração;
8- Avaliação da aprendizagem;
9- Procedimentos de recuperação;
10- Avaliação do planejamento.
Tudo isso e gestão da sala de
aula. Tudo é trabalhoso e precisa fazer parte da carga horária do trabalho
docente.
Postado por Michel Assali
Nenhum comentário:
Postar um comentário