DINÂMICA: GOSTO E DESGOSTO – COMO ESTOU HOJE...
A interação social
desempenha um papel fundamental no desenvolvimento da cognição.
O potencial para o
desenvolvimento cognitivo é limitado a um determinado intervalo de tempo que
Vygotsky chamou de Zona de desenvolvimento proximal; e que depende da interação
social plena.
Desta forma, as habilidades
que serão desenvolvidas com a mediação do professor ou de colaboração dos seus
colegas extrapola o que pode ser adquirido sozinho.
O trabalho visa integrar
a verticalidade, que se refere à história de cada participante, e a
horizontalidade, que se refere ao "campo grupal", ou à história
coletiva (Pichon-Rivière, 1998).
|
“Através dos outros, nos
tornamos nós mesmos.”
Lev Vygotsky
|
“O ambiente social da
criança codetermina a sua existência e fornece o primeiro meio de satisfação
das suas necessidades.”
Henri Wallon
|
Professor integrador e mediador. Obrigada colegas e amigas Kadja e Rosinei.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário