FONTE: http://www.psicopedagogia.com.br/atuacao/avaliacao/atuacao.shtml
Podem ser muitas as razões que determinam o sucesso
ou o fracasso escolar de uma criança, como: fatores fisiológicos, fatores
psicológicos, mais precisamente de mobilização, condições pedagógicas e
principalmente o meio sócio-cultural em que vive a criança.
A práxis psicopedagógica é entendida como o
conhecimento dos processos de aprendizagem nos seus aspectos cognitivos,
emocionais e corporais. Pressupõe também a atuação tanto no processo normal do
aprendizado como na percepção de dificuldades (diagnóstico) e na interferência
no planejamento das instituições e no trabalho de re-educação (terapia
psicopedagógica).
- Vivenciar
e construir projetos, buscando operar na prática clínica individual e
grupal.
- Desenvolver
projetos institucionais, principalmente aqueles relacionados a escola.
- Aprimorar
a percepção de si mesmo e do outro, enquanto se individual, social e
cultural e no seu papel de psicopedagogo.
Clínica
Diagnostica, orienta, atende em tratamento e
investiga os problemas emergentes nos processos de aprendizagem. Esclarece os
obstáculos que interferem para haver uma boa aprendizagem. Favorece o
desenvolvimento de atitudes e processos de aprendizagem adequados.
Realiza o diagnóstico-psicopedagógico, com especial ênfase nas possibilidades e perturbações da aprendizagem; esclarecimento e orientação daqueles que o consultam; a orientação de pais e professores, a orientação vocacional operativa em todos os níveis educativos.
A psicopedagogia no campo clínico emprega como recurso principal a realização de entrevistas operativas dedicadas a expressão e a progressiva resolução da problemática individual e/ou grupal daqueles que a consultam.
Realiza o diagnóstico-psicopedagógico, com especial ênfase nas possibilidades e perturbações da aprendizagem; esclarecimento e orientação daqueles que o consultam; a orientação de pais e professores, a orientação vocacional operativa em todos os níveis educativos.
A psicopedagogia no campo clínico emprega como recurso principal a realização de entrevistas operativas dedicadas a expressão e a progressiva resolução da problemática individual e/ou grupal daqueles que a consultam.
Institucional
A Psicopedagogia vem atuando com muito sucesso nas
diversas Instituições, sejam escolas, hospitais e empresas.
Seu papel é analisar e assinalar os fatores que favorecem, intervém ou prejudicam uma boa aprendizagem em uma instituição. Propõe e ajuda o desenvolvimento dos projetos favoráveis a mudanças, também psicoprofilaticamente.
A aprendizagem deve ser olhada como a atividade de indivíduos ou grupos humanos, que mediante a incorporação de informações e o desenvolvimento de experiências, promovem modificações estáveis na personalidade e na dinâmica grupal as quais revertem no manejo instrumental da realidade.
Seu papel é analisar e assinalar os fatores que favorecem, intervém ou prejudicam uma boa aprendizagem em uma instituição. Propõe e ajuda o desenvolvimento dos projetos favoráveis a mudanças, também psicoprofilaticamente.
A aprendizagem deve ser olhada como a atividade de indivíduos ou grupos humanos, que mediante a incorporação de informações e o desenvolvimento de experiências, promovem modificações estáveis na personalidade e na dinâmica grupal as quais revertem no manejo instrumental da realidade.
Na Argentina e na França (Pólos Culturais), este
trabalho já vem sendo desenvolvido há anos, tendo o psicopedagogo papel
indispensável nas equipes multidisciplinares destas instituições.
Ana Maria Muniz, Alícia Fernàndez e Sara Pain são grandes exemplos do quanto a psicopedagogia Institucional vem colaborando dentro destas Instituições.
Ana Maria Muniz, Alícia Fernàndez e Sara Pain são grandes exemplos do quanto a psicopedagogia Institucional vem colaborando dentro destas Instituições.
A aprendizagem não só objetiva a criança ou
adolescente, mas o adulto e profissionais na integração e reintegração grupal.
Inspirando-nos em Pichon, um dos que se preocupou
com a questão "GRUPO", verificaremos a importância de se trabalhar
estas instituições: "a aprendizagem é uma apropriação instrumental da
realidade para transformar-se e transformá-la. Essa apropriação possibilita uma
intervenção que gera mudanças em si, e no contexto que se dá. Caracteriza-se
também, por ser uma adaptação ativa, constante na realidade. Implica, portanto,
em estruturação, desestruturação e reestruturação. Isso gera tensão a qual
necessita não apenas ser descarregada, mas revitalizada, renovada, enriquecida.
Partindo da Teoria do Vínculo de Pichon-Rivière, a
investigação deveria se dar em três dimensões: individual, grupal,
institucional ou sociedade, que nos permitiria três tipos de análise: Psicossocial -
que parte do indivíduo para fora; Sociodinâmica - que analisa
o grupo como estrutura; e Institucional - que toma todo um
grupo, toda uma instituição ou todo um país como objeto de investigação.
O trabalho do psicopedagogo se dá numa situação de
relação entre pessoas. Não é uma relação qualquer, mas um encontro entre
educador e educando, em que o psicopedagogo precisa assumir sua função de
educador, numa postura que se traduz em interesse pessoal e humano, que permite
o desabrochar das energias criadoras, trazendo de dentro do educando
capacidades e possibilidades muitas vezes desconhecidas dele mesmo e
incentivando-o a procurar seu próprio caminho e a caminhar com seus próprios
pés.
O objetivo do psicopedagogo é o de conduzir a
criança ou adolescente, o adulto ou a Instituição a reinserir-se, reciclar-se
numa escolaridade normal e saudável, de acordo com as possibilidades e
interesses dela.
Psicoprofilático
Estuda e cria condições para uma melhor
aprendizagem individual e grupal nas instituições educativas ou em situações de
aprendizagem ( nível individual, grupal, institucional e comunitário ).
Compreende a investigação, o assessoramento e o planejamento do aprendizado; o assessoramento em equipes interdisciplinares referentes a educação e/ou à saúde mental, a difusão comunitária de temas de sua especialidade, aulas de cursos de capacitação; cursos de orientação a pais; treinamento de professores de todos os níveis.
Compreende a investigação, o assessoramento e o planejamento do aprendizado; o assessoramento em equipes interdisciplinares referentes a educação e/ou à saúde mental, a difusão comunitária de temas de sua especialidade, aulas de cursos de capacitação; cursos de orientação a pais; treinamento de professores de todos os níveis.
Sistemática
Intervem na investigação e planejamento das
aprendizagens, segundo níveis evolutivos ou as características psicológicas de
quem aprende. Escolha e assessoramento de metodologias que ajustem a ação
educativa nas bases psicológicas da aprendizagem.
Assessoramento institucional de projetos de aprendizagem.
Assessoramento institucional de projetos de aprendizagem.
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