FONTE:http://www.psicopedagogia.com.br/atuacao/avaliacao/lpad.shtml
O propósito de minha
presença nesta página é apresentar, rapidamente, um instrumental de avaliação
de indivíduos portadores de distúrbios na aprendizagem, idealizado pelo
professor Reuven Feuerstein e sua equipe.
Esta modalidade
diagnóstica vem despertando o interesses de profissionais da área de educação e
psicologia de todo o mundo, que procuram os cursos ministrados em Israel, pelo
próprio Feuerstein e em outros paises por membros de sua equipe.
Incluindo-me entre
esses profissionais, estive em maio último em Madrid, fazendo a formação de
Aplicadores do L.P.A.D. num curso de 120 horas ministrado pelo prof. Dr. David
Sasson.
O L.P.A.D. pode ser
bem definido como uma modalidade de Avaliação Dinâmica do Potencial de
Aprendizagem, que se baseia na Teoria da Modificabilidade Estrutural Cognitiva.
Esta teoria, assim como o fundamento da Avaliação Dinâmica têm sido tratados
extensamente por Feuerstein e seus colaboradores.
TEORIA DA
MODIFICABILIDADE ESTRUTURAL COGNITIVA
A Modificabilidade
Estrutural Cognitiva é o conceito central de um esquema teórico cujo propósito
é explicar as diferenças individuais no desenvolvimento cognitivo. Apoiando-se
no pressuposto de que educação é intervenção e que o meio físico e cultural em que
o indivíduo esta inserido tem efeitos diferenciadores na constituição física
emocional e intelectual do mesmo, permite-se afirmar que mudanças cognitivas
poderão acontecer se o sujeito receber a intervenção estratégica necessária e
suficiente para tanto.
A maioria dos
examinadores, que entram em contato pela primeira vez com a Avaliação Dinâmica
do Potencial de Aprendizagem, necessitam rever sua maneira de entender a
natureza, funções, objetivos e métodos de avaliação para extraírem o máximo
proveito dessa nova abordagem.
O LPAD foi elaborado
para realizar uma tarefa distinta da que os psicólogos vêm fazendo há muito
tempo; esta tarefa é a de avaliar a modificabilidade dos sujeitos, ao passo que
a psicologia tradicional meramente avalia os "níveis funcionais
atuais" do sujeito. Dada a estrutura dos testes de inteligência clássicos,
os psicólogos não podem esperar utilizá-los para avaliar a modificabilidade,
uma vez que os testes e os métodos de avaliação relacionados a eles não contém
as técnicas necessárias para fazer inferências sobre os processos e o
potencial.
LPAD é uma tentativa
sistemática de superar essa limitação dos testes de inteligência e de fornecer
uma base para tirar conclusões fundamentadas na observação preestabelecida de
determinadas tarefas, sobre a natureza e adequação do desenvolvimento de
funções cognitivas importantes, sobre o grau de facilidade com que tais funções
podem modificar-se, sobre o nível de energia que é necessário investir para
conseguir tal modificação e sobre a presteza com que se empregam as funções
cognitivas modificadas a novas tarefas.
Desta forma se
estabelece uma base para fazer ulteriores inferências sobre o nível do
Potencial de Aprendizagem.
No LPAD empregam-se
três níveis de inferência:
Medida de níveis de
funcionamento manifesto, aspecto comum a outras abordagens (embora se avaliem
funções diferentes), aceitando-se os resultados como indicadores diretos de
funcionamento manifesto.
Exploração das
condições sob as quais esse funcionamento manifesto pode melhorar, isto é,
pesquisa das condições que podem permitir o aflorar de certas funções
cognitivas que já estão disponíveis para ser expressas corretamente e
formuladas para referir-se a aprendizagem e a resolução de problemas.
Avaliação da
modificabilidade, provocando uma mudança real nas estruturas cognitivas através
da mediação de funções e estratégias, com a correspondente avaliação dos
efeitos produzidos por tal intervenção, tanto nos processos generalizáveis de
pensamento como no funcionamento manifesto.
Os conceitos básicos
que necessitam ser redefinidos pela maioria dos psicopedagogos ou psicólogos
que se propõem a realizar uma avaliação do Potencial de Aprendizagem, são,
portanto, o de Potencial de Aprendizagem e o de Avaliação Dinâmica.
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