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PEDAGOGA - especialização em PSICOLOGIA ESCOLAR - Coordenação Josefina Castro e PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA, INSTITUCIONAL E HOSPITALAR - Coordenação da Pp - profª Genigleide da Hora - Mestranda em Educação Inclusiva.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

JOGOS EDUCATIVOS - LUDICIDADE E APRENDIZAGEM SE ENTRELAÇAM

A brincadeira infantil não pode ser visto apenas como uma distração para desgastar energia durante o recreio. Além disso, é um importante mecanismo para o desenvolvimento da aprendizagem, beneficiando de forma lúdica o desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo do raciocínio lógico, a criatividade e principalmente a interação e o respeito pelos amigos.

Na concepção piagetiana, os jogos consistem numa simples assimilação funcional, num exercício das ações individuais já aprendidas gerando, ainda, um sentimento de prazer pela ação lúdica em si e pelo domínio sobre as ações. Portanto, os jogos têm dupla função: consolidar os esquemas já formados e dar prazer ou equilíbrio emocional à criança. [p. 95]

Para Vygotsky, o lúdico influência enormemente o desenvolvimento da criança. É através do jogo que a criança aprende a agir, sua curiosidade é estimulada, adquire iniciativa e autoconfiança, proporciona o desenvolvimento da linguagem, do pensamento e da concentração [ p.89]

Wallon afirma (1979) “A criança concebe o grupo em função das tarefas que o grupo pode realizar, dos jogos a que pode entregar-se com seus camaradas de grupo, e também das contestações, dos conflitos que podem surgir nos jogos onde existem duas equipes antagônicas”. (p.210)


ALGUNS DOS VÁRIOS OBJETIVOS

· Desenvolver o raciocínio lógico, atenção, concentração, e principalmente a capacidade de observação;

· Ampliação especialmente da memória visual e espacial;

· Estimular a criança, a compreender e transformar a realidade que vive;

· Aumentar as capacidades físicas, motoras, sociais, afetivas, cognitivas e linguísticas;

· Auxiliar no processo de integração social através da aceitação das regras pré-estabelecidas no jogo;

· Estimulação da imaginação e auto-afirmação e autonomia.

BIBLIOGRÁFIA

ANTUNES, Celso. Jogos para a estimulação das múltiplas inteligências. 8ª ed. Petrópolis, R.J: Vozes, 2000.

GARDNER, Howard. Estruturas da Mente - A teoria das Inteligências Múltiplas. Ed. Artes Médicas, 1996.

FARIA, Anália Rodrigues de. O desenvolvimento da criança e do adolescente segundo Piaget. Ed. Ática, 3º edição, 1995.

PIAGET, Jean. Psicologia e Pedagogia. Trad. Por Dirceu Accioly Lindoso e Rosa Maria Ribeiro da Silva. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1976.

WALLON, Henri. Psicologia e Educação da criança. Lisboa: Vega/Universidade, 1979.

VYGOTSKY, L. S. A Formação Social da Mente. São Paulo, 1994.


EXEMPLO DE JOGOS EDUCATIVOS ADQUIRIDOS EM LOJAS DE UTILIDADES, COM VALORES MUITO BAIXOS.


JOGO DA MEMÓRIA





Valor Educacional:

Desenvolve a atenção, percepção visual, observação e memorização (visual e espacial).

História do Jogo ou Curiosidade:

Esta atividade poderá também ser realizada com itens naturais. Basta você coletar dois grupos de materiais naturais quase idênticos, por exemplo: duas folhas da mesma planta, dois ramos, duas conchas etc. Peça às crianças que fechem os olhos enquanto você ordena os materiais. Depois elas darão uma rápida olhada e, com o segundo grupo de materiais, farão um arranjo idêntico.




JOGO DA FORCA




Valor Educacional:

Desenvolve a observação, atenção, ortografia, vocabulário e raciocínio lógico.

História do Jogo:

Um dos jogos mais clássicos que existe. O jogador tem como objetivo descobrir uma palavra secreta, e a cada tentativa frustrada, a "vítima" passa a sofrer com o aperto da corda. É vencer ou morrer, um desafio interessante e divertido, que irá agradar a todos participantes. Na área de inteligência lingüística, temos como exemplos o jogo da forca, bingo gramatical e telefone sem fio.
























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