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PEDAGOGA - especialização em PSICOLOGIA ESCOLAR - Coordenação Josefina Castro e PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA, INSTITUCIONAL E HOSPITALAR - Coordenação da Pp - profª Genigleide da Hora - Mestranda em Educação Inclusiva.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

TECNOLOGIA E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM - ESCOLA SANTA TEREZINHA

Na perspectiva de Piaget o erro é uma fonte rica de aprendizagem e desenvolvimento, é uma fonte e não a única, por isso toda pedagogia não deve ser gerada em torno do erro, o erro terá uma função e uma utilidade na construção do saber da criança e cabe ao educador uma metodologia para auxiliar no processo de construção do conhecimento, e através do erro chegar ao acerto.
Huizinga (1980, p. 17), afirma que o objetivo do lúdico no processo ensino-aprendizagem: "[...] é modificar as estratégias relacionais do indivíduo e levá-lo a desenvolver o mais plenamente possível sua capacidade de ação inteligente e criadora, seja seu potencial integro ou esteja ele afetado por deficiências de qualquer origem".





REFERÊNCIA

HUIZINGA, J. Homo Ludens: o jogo como elemento da cultura. São Paulo: Perspectiva, EPU, 1986.

PIAGET, J. O nascimento da inteligência na criança. Rio de Janeiro: LTC, 1987.

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