Quem sou eu

Minha foto
PEDAGOGA - especialização em PSICOLOGIA ESCOLAR - Coordenação Josefina Castro e PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA, INSTITUCIONAL E HOSPITALAR - Coordenação da Pp - profª Genigleide da Hora - Mestranda em Educação Inclusiva.

domingo, 16 de outubro de 2011

O "ERRO" NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM - VAMOS PENSAR UM POUCO?

"Erros são, no final das contas, fundamentos da verdade. Se um homem não sabe o que uma coisa é, já é um avanço do conhecimento saber o que ela não é".
Carl Jung
 
[...] O erro deve merecer trato pedagógico bem mais rico do
que a seu condenação sumária, como tornar relativo seu valor
como produção dos alunos. (LA TAILLE, 1997, p. 25).


 
     Na teoria vygotskyana é o conceito de Zona de desenvolvimento proximal (ZDP), que assegura que a aprendizagem acontece na intermitência entre o conhecimento real e o conhecimento potencial. Em outras palavras, a ZDP é a distância existente entre o que o sujeito já sabe e aquilo que ele tem potencialidade de aprender. Portanto, é a série de elementos que a pessoa tem a potencialidade de aprender, mas ainda não completou o processo, conhecimentos fora de seu alcance atual, mas potencialmente alcançáveis. Cabe à educação assim, estimular a aquisição do potencial, partindo do conhecimento da ZDP do aprendiz, para assim intervir. O conhecimento potencial, que almejamos, passa a ser o conhecimento real e a ZDP redefinida a partir do que seria o novo potencial.

MINHA OPINIÃO 
"Quanto às tentativas de acertos de meus alunos. Se o educando “erra”, é porque tentou acertar! Valorizar essas tentativas é mostrá-lo que é capaz de chegar ao contexto “correto”. 
Estimular a AUTOESTIMA é o caminho!"

Nisso eu acredito sempre!!! E vocês  meus amigos educadores?! 

Vamos socializar? Mande suas ideias!

bjo crianças!

REFERÊNCIAS

http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&langpair=en|pt&u=http://www.abundance-and-happiness.com/carl-jung-quotes.html

http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&langpair=en|pt&u=http://nveresov.narod.ru/ZPD.pdf

LA TAILLE, Yves de. O erro perspectiva piagentina. In. AQUINO, Julio Groppa.
Alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus, 1997.

Nenhum comentário:

Postar um comentário