Quem sou eu

Minha foto
PEDAGOGA - especialização em PSICOLOGIA ESCOLAR - Coordenação Josefina Castro e PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA, INSTITUCIONAL E HOSPITALAR - Coordenação da Pp - profª Genigleide da Hora - Mestranda em Educação Inclusiva.

terça-feira, 4 de outubro de 2011

PROJETO DE INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA: O PEQUENO PRÍNCIPE SOCIALIZANDO COM OS ALUNOS DAS ESCOLAS DO CAMPO OS VALORES HUMANOS

ESSA INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA,  ACONTECEU NA ESCOLA LUIS INÁCIO - IBICARAÍ - BA ( MINHA TERRA QUERIDA!!!)



JUSTIFICATIVA
Vygotsky, em sua teoria histórico-cultural afirma que o homem é um ser de natureza social e que a criança nasce com apenas uma potencialidade: a de aprender aptidões, de desenvolver sua inteligência (através da linguagem oral, da atenção, da memória, do pensamento, do controle da própria conduta, da linguagem escrita) e sua personalidade (através da autoestima, dos valores morais, éticos e da afetividade).
Wallon afirma que o meio e a cultura condicionam os valores morais e sociais que a criança incorporará, e que devem ser cultivados os valores de solidariedade e justiça. Insiste na importância de o professor conhecer as condições de existência de seu aluno, para saber quais os valores que nela estão sendo cultivados, nos outros meios em que está imersa, e saber como cultivar aqueles que são seu objetivo.
Portanto, acreditando nestas afirmações, uma das propostas do Projeto Psicopedagógico das Escolas do Campo para esse ano de 2011, é a utilização de filmes do Pequeno Príncipe, bem como a literatura desta obra, como fonte de reflexões embasadas em valores como: honestidade, ética, educação, cultura, humildade, bondade, moral, respeito, solidariedade, essenciais aos seres humanos. Valores estes que precisam estar inseridos nas relações interpessoais.
Assim, com o intuito de aprimorar a oralidade, a interação e a prática prazerosa da leitura e escrita dos alunos nas escolas dos Núcleos I e II da Educação do Campo, elaboramos este projeto de intervenção psicopedagógico priorizando a ludicidade como instrumento da aprendizagem e formação pessoal e social de nossos educandos.

OBJETIVO GERAL
·         Valorizar a infância e a imaginação infantil a partir da constituição da identidade e dos valores humanos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·         Desenvolver o gosto pela literatura infantil;
·         Ampliar a criatividade;
·         Refletir sobre os valores essenciais para a convivência humana;
·         Estimular a fantasia nas mais diversas formas de representação e expressão através da: oralidade, leitura e escrita.

Nesse Video você verá os educandos da Escola Luis Inácio assistindo atentamente o filme do Pequeno Príncipe


Nesse outro vídeo, os alunos contextualizam os valores humanos abordados no filme.


MUITO BOM!!!! OBRIGADA PELO APOIO: LIGIANE (responsável pela escola) e George Sabino (coordenador Pedagógico)
BJOS CRIANÇAS!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário