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PEDAGOGA - especialização em PSICOLOGIA ESCOLAR - Coordenação Josefina Castro e PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA, INSTITUCIONAL E HOSPITALAR - Coordenação da Pp - profª Genigleide da Hora - Mestranda em Educação Inclusiva.

domingo, 6 de novembro de 2011

PSICOPEDAGOGIA, EDUCAÇÃO E AFETIVIDADE. ESSA É UMA PARCERIA NA QUAL EU ACREDITO!



Freud, em seu texto "Algumas reflexões sobre a psicologia do escolar" (1914), aborda a importância da relação professor-aluno, questionando se o que exerce maior influência para o aluno é o conteúdo estudado ou a personalidade do professor: "(...) não é fácil identificar o que teve maior influência na caminhada escolar dos alunos, mas, certamente constata-se que a personalidade dos professores atua de modo significativo na construção do conhecimento humano.

A aprendizagem significativa tem como base a afetividade, já que ocorre a partir das interações sociais. Vygotsky (1994), ao destacar a importância das interações sociais, traz a idéia da mediação e da internalização como aspectos fundamentais para a aprendizagem, pois afirma que a construção do conhecimento é um processo que envolve dimensões afetivas e cognitivas. Seus escritos são extremamente ricos e oferecem uma contribuição significativa para a educação.
Para Wallon (1986), o desenvolvimento da inteligência, do conhecimento e da percepção, está diretamente ligado ao mundo da afetividade, da paixão, da curiosidade, sendo estes verdadeiras alavancas para redimensionar a educação, tornando-a mais significativa para a criança. Segundo a abordagem sobre afetividade de Wallon as emoções do indivíduo estão intimamente ligadas a sua vida orgânica.


O grande pilar da educação é, sem dúvida, a habilidade emocional, pois não é possível desenvolver habilidade cognitiva e social sem que a emoção seja trabalhada, trabalhar emoção e afeto requer paciência; trata-se de um processo continuado porque as coisas não mudam rapidamente. As pessoas necessitam, cada dia mais, de afeto, pois a vida, corrida e repleta de dificuldades, nos leva a esquecer os valores mais simples (como afeto, a partilha) e só valorizar os bens matérias de acordo com Chalita (2001).


 VAMOS ESTUDAR MAIS UM POUCOQUINHO?


Nesse link logo abaixo, tem um artigo muito bom sobre essa temática.
Pode clicar e se deliciar!

 UM PRESENTE PARA AQUELES QUE COMO EU, ACREDITO NESSA PARCERIA.

BJOS CRIANÇAS!


  “COM AÇÚCAR E COM AFETO”: DAS RELAÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS VINCULARES ENTRE  APRENDENTES E ENSINANTES

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