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PEDAGOGA - especialização em PSICOLOGIA ESCOLAR - Coordenação Josefina Castro e PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA, INSTITUCIONAL E HOSPITALAR - Coordenação da Pp - profª Genigleide da Hora - Mestranda em Educação Inclusiva.

quarta-feira, 11 de julho de 2012

6 TIPOS DE JOGOS QUE DESENVOLVEM O CÉREBRO



Pode parecer que não, mas jogar é um assunto sério. Diversos psicólogos já destacaram que jogar é uma fonte de desenvolvimento, principalmente para crianças


(Crédito: John T Takai / Shutterstock.com)
 
Jogar em português não contempla o sentido de atuar, interpretar, que línguas como francês e inglês apresentam. "Play a role" ou "jouer un rôle" podem ser traduzidas como "interpretar um papel". Muitos dizem que a vida é um eterno jogo, pois tem regras e se baseia na interação social. Quando jogamos, estamos atuando, assim como quando vivemos. O psicólogo pioneiro neste assunto, Lev Vygotsky, uma vez já declarou que é jogando que as crianças mais se desenvolvem.
 
Há um estudo clássico de uma psicóloga norte-americana chamada Mildred Parten, no qual ela observa seis tipos diferentes de jogos que as crianças desenvolvem dos 2 aos 5 anos. Confira 6 tipos de jogos que desenvolvem o cérebro de uma criança:
 
- Jogos devolutos

A criança está relativamente estacionária e parece estar realizando movimento randômicos sem propósito aparente. Um estilo de jogo infrequente.

- Jogos solitários

A criança está completamente imersa em sua própria brincadeira e parece não notar que há outros meninos (as) ao seu lado.
 
- Jogos observadores

A criança está somente interessada em assistir outras jogando. Ela não quer se juntar. Pode ser que ela até faça perguntas ou fale com seus companheiros, mas a atividade principal é assistir.
   
- Jogos paralelos

A criança imita outras crianças, mas não necessariamente se comunica com elas. Por exemplo, elas podem usar o mesmo brinquedo. 

  - Jogos associativos

Nesta fase, as crianças estão mais interessadas em seus semelhantes do que em seus próprios brinquedos. Esta é a primeira categoria que envolve forte interação social entre as crianças que brincam.
   - Jogos cooperativos

Alguma organização entra nas brincadeiras nesta fase. Por exemplo, o jogo tem um objetivo e as crianças normalmente adotam papéis e atuam como um grupo.
   



2 comentários:

  1. Ângela,
    Parabéns por ter a preocupação de compartilhar tantos textos,excelentes ,e que muito contribuem aos colegas !

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    Respostas
    1. Obrigada colega!!!

      Fico muito feliz quando pessoas como vc têm o carinho também em deixar um comentário.

      bjo grande!!!!

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