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PEDAGOGA - especialização em PSICOLOGIA ESCOLAR - Coordenação Josefina Castro e PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA, INSTITUCIONAL E HOSPITALAR - Coordenação da Pp - profª Genigleide da Hora - Mestranda em Educação Inclusiva.

quarta-feira, 4 de julho de 2012

MEUS 10 ERROS AO LECIONAR!


Boa tarde colegas!!
Adorei esse texto que encontrei no blog http://opnorte1.blogspot.com.br/  e agora compartilho com vocês.


Olá, gente...
Seguem abaixo grandes erros que eu cometia e que, infelizmente, muitos Professores ainda estão cometendo de forma ingênua ou inconsciente.

Mesmo assim, chegando ao término do semestre letivo, é hora de rever nossa prática pedagógica na sala de aula:

- Erro nº 1: Querer que toda a classe seja homogênea.
- Erro nº 2: Querer disciplinar a classe de uma só vez.
- Erro nº 3: Discutir com aluno e levar o caso como pessoal.
- Erro nº 4: Prometer e não cumprir.
- Erro nº 5: Forma inadequada no uso da linguagem verbal e corporal.
- Erro nº 6: Querer parecer como amigão do aluno.
- Erro nº 7: Achar que o aluno já vem pronto.
- Erro nº 8: Exagero nas aulas expositivas.
- Erro nº 9: Aulas muito chatas.
- Erro nº 10: Provas baseadas na habilidade de memorização.

Isso não quer dizer que eu ainda não cometa erros, mas é possível avançar cada vez mais à medida que realizamos auto-avaliação do nosso trabalho, de forma a corrigir e aperfeiçoar o trabalho docente e buscar bases teóricas para metodologias eficazes e condizentes com a educação na contemporaneidade.

Sabemos que o ato de lecionar sempre foi um trabalho difícil e de desgaste considerável, envolvendo grande consumo de energia no seu planejamento, preparação e avaliação. Estes últimos, pouco valorizados no trabalho docente uma vez que a carga horária de trabalho do Professor destina poucas horas a essas atividades tão importantes e fundamentas para a gestão da sala de aula.

Muitos gestores e educadores têm ainda em mente que gestão da sala de aula somente é realizada durante a aula, com ênfase no controle da indisciplina. Todavia, não se pode esquecer que todo planejamento, preparação e avaliação do ensino, acontece fora da sala de aula, merecendo preocupações e estudos por parte dos gestores e das políticas educacionais sobre esse tempo de trabalho pouco valorizado.

Mas, enquanto as reformas educacionais não chegam, temos que lembrar que os alunos estão aqui e agora, conosco na sala de aula. Portanto é preciso tomar providências visando preservar a saúde e tornar nosso trabalho eficaz, que podem ser organizadas conforme os aspectos e seus desdobramentos.

1- Planejamento da aula;
2- Seleção do(s) conteúdo(s);
3- Escolha das metodologias e técnicas;
4- Seleção dos recursos materiais;
5- Envolvimento dos alunos;
6- Desenvolvimento das aulas;
7- Acompanhamento e monitoração;
8- Avaliação da aprendizagem;
9- Procedimentos de recuperação;
10- Avaliação do planejamento.

Tudo isso e gestão da sala de aula. Tudo é trabalhoso e precisa fazer parte da carga horária do trabalho docente.


Postado por Michel Assali

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