Quem sou eu

Minha foto
PEDAGOGA - especialização em PSICOLOGIA ESCOLAR - Coordenação Josefina Castro e PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA, INSTITUCIONAL E HOSPITALAR - Coordenação da Pp - profª Genigleide da Hora - Mestranda em Educação Inclusiva.

quinta-feira, 6 de junho de 2013

06.06.2013 - 1ª REUNIÃO DO COMITÊ GESTOR DO JUVENTUDE VIVA DEFINE PRIORIDADES E DATAS DE LANÇAMENTO

          Aconteceu na última quarta-feira (5/6) a primeira reunião do Comitê Gestor Federal do Plano Juventude Viva. O encontro estipulou as datas de visitas técnicas aos próximos locais que receberão o Plano e também apresentou as datas de lançamento nos estados selecionados. O Juventude Viva visa, por meio de ações preventivas, reduzir a vulnerabilidade dos jovens às situações de violência física, simbólica, a partir da criação de oportunidades de inclusão social.
06.06.2013 - 1ª Reunião do Comitê Gestor do Juventude Viva define prioridades e datas de lançamento
       Um dos principais encaminhamentos da reunião foi a definição da implementação do Plano nos próximos estados. Depois de Alagoas,  o Distrito Federal será o primeiro a receber o Juventude Viva , que será lançado no dia 30 de junho em Brasília. O Plano também será lançado na Paraíba, no dia 8 de julho, e em São Paulo, no dia 12 de agosto. Os outros estados têm como previsão de lançamento as datas: Bahia, 30 de agosto; Rio Grande do Sul, 30 de outubro; Rio de Janeiro, 4 de setembro e Espírito Santo, 22 de setembro.
     Para Fernanda Papa, coordenadora do Juventude Viva pela Secretaria Nacional de Juventude, o Plano tem desafios que precisam ser superados e que foram identificados com a implementação no estado de Alagoas: “Para o plano funcionar de uma forma efetiva, há a necessidade de integrarmos mais as ações, mostrando que o Plano não é um programa somente do governo, mas de toda sociedade, já que visa superar um problema relevante, que é a violência contra os jovens negros”, disse a coordenadora. 

      Participaram da reunião representantes da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), da Secretaria de Direitos Humanos (SDH), do Ministério da Educação (MEC), do Ministério da Cultura (MinC), do Ministério do Esporte (ME) e do Ministério do Trabalho (MTE). 

        Comitê Gestor Federal do Plano Juventude Viva - Entre as atribuições do Comitê, compete o acompanhamento e monitoramento das ações de execução dos programas do Governo Federal que compõem o Plano Juventude Viva; promover a articulação entre os órgãos federais que executem ações no âmbito do Plano; orientar e apoiar os órgãos federais na implementação do Juventude Viva; e estimular os órgãos federais a desenvolverem ações e programas, no âmbito do Programa, que contribuam para reduzir a vulnerabilidade da juventude negra à violência.

      O CGJuV é integrado por representantes, titulares e suplentes, dos seguintes órgãos: dois representantes da Secretaria-Geral da Presidência da República e da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República; um representante da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República; um representante da sociedade civil do Conselho Nacional de Juventude; um representante da sociedade civil do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial e um representante da sociedade civil do Conselho Nacional de Segurança Pública, um representante do Ministério da Justiça; Educação; Saúde; Trabalho e Emprego; Cultura; Esporte; Desenvolvimento Social e Combate à Fome.


Nenhum comentário:

Postar um comentário