Quem sou eu

Minha foto
PEDAGOGA - especialização em PSICOLOGIA ESCOLAR - Coordenação Josefina Castro e PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA, INSTITUCIONAL E HOSPITALAR - Coordenação da Pp - profª Genigleide da Hora - Mestranda em Educação Inclusiva.

quarta-feira, 21 de maio de 2014

ANÁLISE E TREINO DA MEMÓRIA - Escola João Café


Uma boa memória é fundamental para que possamos executar todas as atividades diárias, sejam elas mentais ou físicas. Nesse sentido, existem vários treinos que podemos realizar para que ela jogue a nosso favor sempre que precisarmos lembrar algo importante.

Na sessão Psicopedagógica que aconteceu 15 dias atrás, apresentamos um vídeo onde abordava o companheirismo e o trabalho em equipe. Ficando combinado que todos deveriam lembrar-se dos detalhes, bem como das socializações após a exibição do Curta Metragem.   

Dentre outras estratégias, fica notório que a educadora desta escola, com a utilização de ensinagem lúdica, possibilita o desenvolvimento de ferramentas imprescindíveis (como a atenção, concentração e memória) para que aconteça aprendizagem significativa.


Como uma coisa leva a outra, durante a socialização do curta metragem, foi abordado por algumas crianças a questão da “Cadeia Alimentar”, pois em sua comunidade existem alguns animais que apareceram no filme.
 




“As inteligências são potências biopsicológicos, são capacidades para resolver problemas ou para criar produtos considerados de valor em meio social, (...) Nascemos com nossas inteligências que precisam ser “acordadas” por estímulos significativos (...). A escola e particularmente a ação do professor em sala de aula pode – e deve- despertar e ampliar as inteligências, mas precisa construir competências.” (ANTUNES, 2001, p.19) 
PARABÉNS COLEGA MÔNICA MIDLEJ. Obrigada por mais uma experiência fantástica, suas intervenções providenciais e poder sair com a convicção, que também aprendemos muitos com nossos alunos.



REFERÊNCIA:

ANTUNES, Celso. Como desenvolver as competências em sala de aula. Petrópolis-             RJ. Vozes, 2001.

2 comentários:

  1. Amiga, Obrigada pelas palavras! Mas, você me ensina muito. E nossos alunos então`... É uma troca muito significativa. Bjos!

    ResponderExcluir
  2. Amiga, eu aprendo muito com você! E nossos alunos então... É uma troca muito significativa e, rica em material humano, cultural, afetivo e lúdico.

    ResponderExcluir