Quem sou eu

Minha foto
PEDAGOGA - especialização em PSICOLOGIA ESCOLAR - Coordenação Josefina Castro e PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA, INSTITUCIONAL E HOSPITALAR - Coordenação da Pp - profª Genigleide da Hora - Mestranda em Educação Inclusiva.

sexta-feira, 20 de junho de 2014

Veja o que os governos estaduais e federal podem fazer pelo professor

“Sou Brasileira, amo futebol, mas compro a luta por uma Educação de mais qualidade e profissionais valorizados.”




Em ano de eleição, não basta apontar os problemas sistêmicos que a educação brasileira enfrenta. É importante saber de quem se pode cobrar cada uma das mudanças necessárias. Veja abaixo o que podem fazer municípios, Estados e o governo federal para melhorar a qualidade dos docentes no país.  

Piso nacional

     Em 2008, foi implementado a lei do piso nacional do professor. Em 2014, o piso nacional foi reajustado para R$ 1.697 por uma jornada de 40 horas semanais.

     Cabe aos governos municipais e estaduais implementarem o piso nacional em suas redes. Para auxiliar cidades e Estados que não tenham recursos suficientes para ampliar o salário dos professores, existe o Fundeb (fundo de manutenção da educação básica), que complementa o valor gasto pelas redes com a educação básica.


     Os planos de carreira dos professores também são de responsabilidade dos governos municipais e estaduais. "É preciso superar esta lógica meritocrática que, inclusive, vem remunerando os professores pelo desempenho de seus alunos", considera Helena Freitas, diretora da Anfope (Associação Nacional pela Formação de Profissionais da Educação). 

                                                       Cristiane Capuchinho -  do Uol, São Paulo - 23/04/2014 - 05hs 


FONTE:http://educacao.uol.com.br/noticias/2014/04/23/veja-o-que-os-governos-estaduais-e-federal-podem-fazer-pelo-professor.htm



Um comentário:

  1. Olá Angela Passei para agradecer sua visita e conhecer também o seu cantinho. òtimas dicas pedagógicas encontrei por aqui.Aproveito para lhe convidar para ver as novas postagens sobre atividades para o dia dos pais que começaram esta semana. Deixo aqui um abraço, desejando-lhe muitas felicidades.

    ResponderExcluir