Quem sou eu

Minha foto
PEDAGOGA - especialização em PSICOLOGIA ESCOLAR - Coordenação Josefina Castro e PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA, INSTITUCIONAL E HOSPITALAR - Coordenação da Pp - profª Genigleide da Hora - Mestranda em Educação Inclusiva.

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

ESCOLA AVELINA SANDES - RELAÇÕES INTRA E INTERPESSOAIS: uma abordagem Psicopedagógica.

DINÂMICA:  GOSTO E DESGOSTO – COMO ESTOU HOJE...

       A interação social desempenha um papel fundamental no desenvolvimento da cognição.

        O potencial para o desenvolvimento cognitivo é limitado a um determinado intervalo de tempo que Vygotsky chamou de Zona de desenvolvimento proximal; e que depende da interação social plena.
Desta forma, as habilidades que serão desenvolvidas com a mediação do professor ou de colaboração dos seus colegas extrapola o que pode ser adquirido sozinho.



O trabalho visa integrar a verticalidade, que se refere à história de cada participante, e a horizontalidade, que se refere ao "campo grupal", ou à história coletiva (Pichon-Rivière, 1998).


“Através dos outros, nos tornamos nós mesmos.”
Lev Vygotsky







“O ambiente social da criança codetermina a sua existência e fornece o primeiro meio de satisfação das suas necessidades.”
Henri Wallon























Professor integrador e mediador. Obrigada colegas e amigas Kadja e Rosinei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário