Quem sou eu

Minha foto
PEDAGOGA - especialização em PSICOLOGIA ESCOLAR - Coordenação Josefina Castro e PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA, INSTITUCIONAL E HOSPITALAR - Coordenação da Pp - profª Genigleide da Hora - Mestranda em Educação Inclusiva.

terça-feira, 15 de março de 2011

FÁBULA " A BORBOLETA ORGULHOSA " Aplicação na Escola GABINO KRUSCHEWSKY


 FÁBULA

        A fábula é uma narrativa emblemática, em forma de prosa ou verso, cujos personagens são geralmente animais com características humanas, sustentam um diálogo que reflete uma lição de moral. A temática é variada e contempla tópicos como a vitória da fraqueza sobre a força, da bondade sobre a astúcia. Há sempre uma frase a ensinar-nos algum fato para não cometermos erros.

OBJETIVOS PARA ESTA ATIVIDADE

  •       Conhecer a diversidade dos gêneros textuais;
  •      Ampliar o repertório de fábulas conhecidas ou não;
  •     Ouvir fábulas lidas ou contadas pelo professor e pelos colegas;
  •     Interpretar histórias e, com a mediação do professor, observar: a função do discurso as relações entre a situação apresentada e o ensinamento moral e características narrativas do gênero.    
  •  E levar a autoestima através da arte (dobraduras). 
  • Observar  e avaliar a concentração, memória, percepção,  os níveis da leitura da escrita e a interação do grupo.  




Chegando à escola Gabino Kruschewsky
Vista da Fazenda Cruzeiro do Sul.
Fachada da escola. Alguns alunos que moram na sede, já nos esperava.
Feliz surpresa!! Os herdeiros da fazenda deixam  uma informação sobre a história da escola e uma mensagem de carinho para a professora. 
Início de aplicação da fábuloa " A Borboleta Orgulhosa".
Solicitei que prestassem muita atenção na história, em minha fala e nos catazes onde estava exposta a  fábula. 
Nestes cartazes a fábula foi elabora com lacunas.  
Para minha alegria, algumas mães estavam presentes e   nesse sentido a proveitei para direcionar a mensagem para a família também.
Após à contação da fábula, recomecei a  história pausadamente  e demonstrando que minha fala estava na integra. Todavia o texto não. Previamente, separei as palavras que faltavam no texto e disponibilizei   à mesa para que encontrassem a  palavra correta  e colassem em seu devido lugar.      
Solicitei a colaboração das mães e embora timidamente muitas concordaram em participar.
Essa  pequetita também entrou na brincadeira. Sua mãe falou qual era a  palavra   e quando eu questionei qual era a primeira  letra  ela conseguiu concluir a questão.
Como a timidez ainda imperava no ambiente  rsrsr ele decidiu continuar. 

Toda fábula só faz sentido com a  MORAL. Então começamos a discutir sobre seu sentido e embora pouco falassem percebi que estavam entendo a  proposta.
Propus a confecção de uma dobradura da borboleta.
E a alegria foi geral!!
Após mostrar como se  conseque    um quadrado a  partir de um retangulo, sugerir que colorissem 
E as   grandes  criações começam a serem  exibidas
Olha que coisinhas mais lindas!!
Segundo passo      é iniciar a dobradura  em um sentido de vai e volta.
Encontrando o meio do papel
Passa-se um pouco de fita adesiva incolor ao meio e com ajuda, abre-se as asas da borboleta!!
 Para facilitar, o corpo da borboleta já levei recortado. Mas como o número de alunos era maior, cortamos outros  em sala de aula.
í
Também fiz minha borboleta  e após exibí-la, todos também o fizeram.
Ajudando aos pequeninos.
A carinha de satisfação era contagiante e  gratificante!!
Gente a   qualidade das fotos não é das melhores. Mas como vou falar para essas coisinhas fofas isso. Então decidir postasr todas pois prometir que todos estariam no blog.
Obrigada professora Rosineide pela colaboração na aplicação da atividade e acolhida!! É muito bom visitar vocês   
A professora pediu que os menores ficassem à frente.
Estou me achando a maior das criaturas  rsrsrsr
OLha   como ficou lindo a conclusão do painel!


Um comentário: