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PEDAGOGA - especialização em PSICOLOGIA ESCOLAR - Coordenação Josefina Castro e PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA, INSTITUCIONAL E HOSPITALAR - Coordenação da Pp - profª Genigleide da Hora - Mestranda em Educação Inclusiva.

sexta-feira, 8 de abril de 2011

II MICROCENTRO DA ESCOLA ATIVA - TEMA: MEIO AMBIENTE E SUA PRESERVAÇÃO


Este II MICROCENTRO da Escola Ativa em Itabuna, foi organizado pelo professores do NÚCLEO V.








As professoras Avenita e Cristiane Baraúna deram show!!


A coordenadora Elizângela Alves, com aluna da Escola Tobias Barrettos que recitou uma poesia da professora Maria de  Fátima.
PARABÉNS ELIS!! PARABÉNS FÁTIMA E EQUIPE DO TOBIAS BARRETOS PELO BELO TRABALHO QUE DESENVOLVEM, E PRINCIPALMENTE PARABÉNS BELA ALUNA !!


Cristiane Baraúna, Eliane Viana, Jocélia e Aliciane, nos recepcionávam  um cuma flor deliciosa. Esperem, daqui a pouco vocês descobrem porque rsrssr 

Professora Fátima, responsável pela Escola Tobias Barrettos, nos presenteou com uma linda poesia.
É uma verdadeira artista!!!



Olha a rosa deliciosa que eu falava. Decidir tirar logo uma foto, pois não dava para aguardar o final das apresentação par eu devorá -la rsrsrsrsr 





  



Companheira de todas as horas. Psicopedagoga Cláudia Guerreiro, transmite todos os informes para os professores.

  






A Educação Ambiental não deve ser uma disciplina agregada aos programas escolares existentes, senão que deve incorporar-se aos programas destinados a todos os educandos seja, qual for à idade...Seu tema deve envolver todas as partes do programa escolar e extra-escolar e constituir um processo orgânico, contínuo, único e idêntico... A idéia motriz consiste em conseguir, graças a uma interdisciplinaridade crescente a uma coordenação prévia das disciplinas, um ensino concreto que tenda a resolver os problemas do meio ambiente, ou equiparar melhor os alunos para que possam participar das decisões (MEC, 1998).






 SEMENTES DE NOSSA REGIÃO, SERVIRAM DE MATÉRIA PRIMA PARA AS CONFECÇÕES. 






Aliciane e Rita de Cáscia, na maior felicidade pelos resultados da oficina

  
Um dos objetivos mais importantes da Educação Ambiental, em minha opinião, é justamente educar para enfrentar valores, analisando diferentes pontos de vista, em relação ao problema concreto. Se os estudantes sabem valorizar a complexidade dos temas ambientais, e se têm adquirido um método de análise das posições no campo, podem realmente ser livres e capazes de obter uma posição própria, compreender e revelar razões não formuladas (de ordem política, econômica etc.) que estão posterior da conquista de atitudes por parte de diferentes sujeitos que se enfrentam com o problema. (MAYER, 1998, P.226)[1].




A Educação Ambiental deve atuar diretamente na realidade da comunidade, sem perder de vista a sua dimensão planetária (MEC, 1998, p. 31).



Utilizar diversos ambientes com a finalidade educativa, e uma ampla gama de métodos para transmitir e adquirir conhecimentos sobre o meio ambiente, ressaltando principalmente as atividades práticas e as experiências pessoais (MEC, 1998, p.31).

  




















OFICINA DE RECICLAGEM - PET


  




  



   

  
Vejamos agora algumas propostas e alguns caminhos metodológicos para a Educação Ambiental elaborados por Jiménez e Laliena (1992):

  • Assegurar a relação de atividade de ensino e aprendizagem com a vida real, analisando os problemas do meio.

  • Facilitar a aprendizagem mediante atividades que façam conexão com conhecimentos prévios, que partam da experiência vivenciada pelo educando.
  •   Organizar os conhecimentos por meio de eixos que permitam abordar problemas, situações e acontecimentos dentro do contexto em sua globalidade.
  • Impulsionar relações de trabalho em equipe tanto de alunos como professores.
  • Partir da necessidade de um contato direto com o meio, sempre que seja possível, com o fim de potencializar sua investigação e estimular uma relação efetiva.
  •  Adotar métodos que a partir de proposições de problemas no meio ambiente, tenha o envolvimento do educando na busca de soluções e experimentações de formas de aprendizagem em processos de reflexão-ação-reflexão, que levem a construção de conceitos de desenvolvimento de valores pessoais.
  •  Propor atividades que garantam tanto a aprendizagem de conceitos da problemática ambiental como dos procedimentos e atitudes.


BIBLIOGRAFIAS

BARBIERI, J.C. Desenvolvimento e Meio Ambiente: as estratégias de mudança da AGENDA 21. Rio de Janeiro, Ed. Vozes, 1997.

BRASIL/MEC. Educação ambiental: projeto de divulgação de informações sobre educação ambiental. Brasília, 1991.

 BRASIL/MEC/SEF. Parâmetros Curriculares Nacionais: temas transversais: meio ambiente e saúde. Brasília, MEC/SEF, 1997.

CEDES. Educação Ambiental. Cadernos Cedes. Campinas, Papirus, no. 29, 1993.

DIAS, G.F. Educação Ambiental: princípios e práticas. São Paulo, Ed. Gaia, 1992.

FAZENDA, I.C.A. Interdisciplinariedade: história, teoria e prática. Campinas, Ed. Papirus, 1994.

FERNÁNDEZ MANZANAL, R. e CASAL JIMÉNEZ, M. La enseñanza de la ecologia - um objetivo de la educación ambiental. Enseñanza de las Ciencias, v.13(3):295-311, 1995.

GRÜN, M. Ética e Educação Ambiental: a conexão necessária. Campinas, Papirus Ed., 1996.

INEP/MEC. Educação Ambiental. Em Aberto. Brasília, INEP/MEC, ano 10, n. 49, jan/mar, 1991.

KRASILCHIK, M. Educação Ambiental na escola brasileira: passado, presente e futuro. Ciência e Cultura. 38(12), 1958-1961, São Paulo, 1986.

LAGO,A. E PÁDUA,J.A. O que é ecologia? São Paulo: Ed. Brasiliense, Coleção Primeiros Passos, 1984.

MATSUSHIMA, K. Projeto Educação Ambiental Formal para o ensino de 1o grau e propostas alternativas de projeto de educação ambiental nas escolas. São Paulo, CETESB, 1984.

PEREIRA, A.B. Aprendendo ecologia através da educação ambiental. Porto Alegre, Editora Sagra - D.C. Luzzatto, 1993.

REIGOTA, M. O que é educação ambiental. São Paulo, Ed. Brasiliense, 1994.





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