Quem sou eu

Minha foto
PEDAGOGA - especialização em PSICOLOGIA ESCOLAR - Coordenação Josefina Castro e PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA, INSTITUCIONAL E HOSPITALAR - Coordenação da Pp - profª Genigleide da Hora - Mestranda em Educação Inclusiva.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

SUGESTÕES PARA JOGOS DE PALAVRAS

Aqui alguns jogos que poderão serem utilizados para desenvolver a habilidade verbal e rapidez mental.

1. Telefone sem fio

Objetivo: Desenvolver a atenção para ouvir o outro, respeitando a vez.
Devemos organizar os jogadores em fila, um ao lado do outro. Pede-se que o primeiro aluno diga uma mensagem, e diga ao ouvido do jogador seguinte e este repassará ao seguinte procurando repetir o que ouviu o mais baixo possível.Quando o último receber a mensagem,o primeiro diz a frase e o último diz o que compreendeu depois ter passado por todos.  

2. Advinha o que eu vi…

Objetivo: promover a curiosidade desenvolvendo a capacidade verbal e de abstração.
Escolher uma criança, para ser questionado pelos demais. Essa criança escolhe um objeto, um animal ou uma pessoa. As outras crianças fazem perguntas, uma de cada vez,e este responde “sim ” ou “não”.Quem descobrir passa a ocupar seu lugar e escolher novo objeto ou qualquer outro tema.

3. Do cargueiro veio…

Objetivo: desenvolver a linguagem, vocabulário e criatividade.
A criança diz em voz alta: “Do cargueiro veio um saco de laranjas”. A próxima criança deve dizer o nome de outra fruta, ou que comece com a letra L,dependendo do que for combinado antes.Quando não souber é eliminado da brincadeira.O último aluno inicia com nova opção.
4. Viajando com letras.
Objetivo: reforçar o alfabeto, memorizar letras associando às palavras e objetos encontrados.
A criança fala uma letra e diz: alguma coisa que comece com a letra B… os demais deverão encontrar pelo caminho coisas com aquela letra. O vencedor é aquele que mais coisas encontrar acertadamente.

5. Continue depois de mim…

Objetivo: Desenvolver o vocabulário e a memória.
A primeira criança diz uma palavra qualquer como ex: anel. A segunda criança deverá dizer uma palavra que comece pela última letra da palavra dita no caso do nosso exemplo l = lápis, em seguida, a terceira criança deverá dizer uma palavra com a letra s (última letra de lápis) e assim por diante até a ultima criança do grupo.

6. Sem o Sim e Sem o Não

Objetivo: desenvolver a concentração e memória.
Combinar as palavras que não podem dizer durante a partida: SIM e Não. A partir daí cada jogador tenta fazer com que o outro diga as palavras proibidas,fazendo perguntas diversas, e o primeiro que disser as palavras proibidas perderá.

7. Palavras Sequenciadas.

Objetivo: Desenvolver a memória e a concentração.
Combinar com o grupo a ordem de jogo. O primeiro dirá a primeira palavra por ex:bola.O segundo deverá dizer “bola” mais a palavra dita por ele.O terceiro jogador deverá repetir as duas palavras anteriores e acrescentar a dele.O jogo acaba quando não restar ninguém para memorizar todas as palavras seriadas.

8. Criar frases malucas

Objetivo:
desenvolver a criatividade percebendo a linguagem escrita e oral.
O grupo determina quem inicia. Diante disso a primeira criança dirá a palavra qualquer e o segundo dá a continuidade até a ultima criança.Todos lerão a frase em conjunto.

9.Se eu fosse…

Objetivo:
desenvolver a criatividade e a linguagem.
O grupo combina quem iniciará e terminar. Todos deverão participar sem se tornarem repetitivos.O primeiro dirá como ex: “se eu fosse um cachorrinho teria muitos amigos.” – Cada criança terá liberdade para falar o que deseja até que a última termine o jogo.

10. Eu vou viajar e na minha mala tem…

Objetivo:
perceber as iniciais da palavra.
A primeira criança dirá a frase: eu vou viajar e na minha mala tem uma escova. A segunda criança deverá dizer um outro objeto que comece com e assim por diante , o primeiro dirá sim ou não, certo ou errado,até que as demais entendam que o que ele quer é a inicial e em cada objeto,os demais deverão adivinhar.É possível que na próxima jogada um participante diga, na minha mala tem…tangerina e queira se referir a frutas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário