Quem sou eu

Minha foto
PEDAGOGA - especialização em PSICOLOGIA ESCOLAR - Coordenação Josefina Castro e PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA, INSTITUCIONAL E HOSPITALAR - Coordenação da Pp - profª Genigleide da Hora - Mestranda em Educação Inclusiva.

segunda-feira, 18 de julho de 2011

TECNOLOGIAS E A DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

Nesses dois anos que atuo como psicopedagoga, percebo que a maioria dos educandos que se encontra com “dificuldades de aprendizagens” se dá muito mais da falta de autoconfiança do que em algum déficit cognitivo.  E para que essas crianças percebam que a aprendizagem acontece para todos, mostramos várias maneiras e dentre elas, utilizamos também de jogos eletrônicos.
Para Vygotsky :

A criança tem capacidade criadora que é muito importante para o desenvolvimento geral e de sua maturação. Criança não se limita, em seus jogos, a recordar experiências vividas, senão que as reelaboram criativamente, combinando-as entre si e edificando-as com elos novos das realidades de acordo com suas afeições e necessidades.

OBJETIVOS DESTE ACOMPANHAMENTO:  
  •  Desencolvimento do raciocínio lógico;
  • Flexibilidade do pensamento;
  • Atenção na realização de tarefas;
  • Estímulo à curiosidade (exploração do novo);
  • Avanço da autonomia e autoestima.



As novas tecnologias e principalmente os computadores têm nos transformado e isso é notório quando percebemos a familiaridade das crianças com botões e jogos eletrônicos. “É espantosa a intimidade das crianças com o mundo digital e esta é uma qualidade que deve ser aproveitada pela escola”. “O aluno com DA pode encontrar por meio da informática educativa, um campo aberto para novas descobertas, independente das áreas ou disciplinas em que encontram suas dificuldades” (Weiss, 1999).

REFERÊNCIAS
WEISS, Alba Maria Lemme; CRUZ, Maria Lúcia Reis Monteiro da. A informática e os problemas escolares de aprendizagem. Rio de Janeiro: DP&A, 1999. 2ª edição.
VYGOTSKY, Lev Semenovich; LURIA, Alexander Romanovich; LEONTIEV, Alex N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone e Edusp, 1988.
OUTRAS FOTOS DESTE ACOPANHAMENTO NESSE LINK
BJOOO E BOA SEMANA CRIANÇAS!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário