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PEDAGOGA - especialização em PSICOLOGIA ESCOLAR - Coordenação Josefina Castro e PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA, INSTITUCIONAL E HOSPITALAR - Coordenação da Pp - profª Genigleide da Hora - Mestranda em Educação Inclusiva.

sábado, 20 de agosto de 2011

REUNIÃO COM O NÚCLEO II - REVENDO NOSSO PLANO DE AÇÃO PARA 2011.

“Nada é fixo para aquele que alternadamente pensa e sonha.”
Bachelard
O planejamento é uma proeminência daquilo que se quer, do que almejamos para o processo de ensino aprendizagem, como poderá ser concretizado em sala de aula, é um norte da ação. Todavia não deve ser determinado previamente com todos os detalhes, pois é uma metodologia dinâmica envolvendo várias pessoas e o contexto do momento em que ocorre a prática. Assim ocorrendo, pode-se e deve ser alterado conforme a necessidade das pessoas envolvidas. 

A função da Psicopedagogia no planejamento escolar é refletir sobre as ações
pedagógicas e suas intervenções no processo de aprendizagem do aluno, no sentido de gerar um crescimento cognitivo dos educandos, promovendo o desenvolvimento das competências e habilidades de emprego permanente
nas suas vidas.




E NADA MELHOR DO QUE INICIÁRMOS FALANDO COM DEUS. OBRIGADA PELAS PALAVRAS AMIGA GINA!!
Planejamento é processo de busca de equilíbrio entre meios e fins, entre recursos e objetivos, visando ao melhor funcionamento de empresas, instituições, setores de trabalho, organizações grupais e outras atividades humanas. O ato de planejar é sempre processo de reflexão, de tomada de decisão sobre a ação; processo de previsão de necessidades e racionalização de emprego de meios (materiais) e recursos (humanos) disponíveis, visando à concretização de objetivos, em prazos determinados e etapas definidas, a partir dos resultados das avaliações (PADILHA, 2001, p. 30).

Para Veiga (2001, p. 11) o projeto pedagógico deve apresentar as seguintes características:


     a) "ser processo participativo de decisões;
     b) preocupar-se em instaurar uma forma de organização de trabalho pedagógico que desvele os conflitos e as contradições;
     c) explicitar princípios baseados na autonomia da escola, na solidariedade entre os agentes educativos e no estímulo à participação de todos no projeto comum e coletivo;
     d) conter opções explícitas na direção de superar problemas no decorrer do trabalho educativo voltado para uma realidade específica;
     e) explicitar o compromisso com a formação do cidadão.
     f) nascer da própria realidade , tendo como suporte a explicitação das causas dos problemas e das situações nas quais tais problemas aparecem;
     g) ser exeqüível e prever as condições necessárias ao desenvolvimento e à avaliação;
     h) ser uma ação articulada de todos os envolvidos com a realidade da escola;
     i) ser construído continuamente, pois como produto, é também processo".

Planejamento é a elaboração, por etapas, de planos e programas com objetivos definidos.
Projeto Pedagógico, segundo Vasconcellos (1995)

        é um instrumento teórico-metodológico que visa ajudar a enfrentar os desafios do cotidiano da escola, só que de uma forma refletida, consciente, sistematizada, orgânica e, o que é essencial, participativa. É uma metodologia de trabalho que possibilita re-significar a ação de todos os agentes da instituição (p.143).



CARMINHA DANDO BRONCA PELAS FOTOS QUE TIREI DELA KKKKK te amo baixinha!!


REFERÊNCIAS 

PADILHA, R. P. Planejamento dialógico: como construir o projeto político-pedagógico da escola. São Paulo: Cortez; Instituto Paulo Freire, 2001.

VASCONCELLOS, C. S. Planejamento: plano de ensino-aprendizagem e projeto educativo. São Paulo: Libertad, 1995. 

VEIGA, I. P. (Org.). Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. 13. ed. Campinas: Papirus, 2001.


2 comentários:

  1. Nossa!!!!!!!!!!! Essa turma é do trabalho e do barulho!!!!!!!! RRSRSRSRSR!!!!!!!!!!!!

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  2. "Acredito que a mudança não poe ser prevista apenas através da organização de documentos. [...]Faz-se necessário a estruturação de condições para que as idéias escritas possam ser colocadas em prática."

    Laura Monte Serrat Barbosa

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