Quem sou eu

Minha foto
PEDAGOGA - especialização em PSICOLOGIA ESCOLAR - Coordenação Josefina Castro e PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA, INSTITUCIONAL E HOSPITALAR - Coordenação da Pp - profª Genigleide da Hora - Mestranda em Educação Inclusiva.

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

A SAUDADE FOTOGRAFADA: Técnicas Projetivas




        Finalmente uma fotografia da  SAUDADE. E NÓS AINDA adultos continuamos  Olhar para Nosso próprio umbigo. Cláudio Vasconcellos-Humberto Fadini.

      Esta Menina perdeu a Mãe na guerra. No Pátio do orfanato desenhou-a com giz e aconchegou-se num colo. Não existe Mais, Deixando as Sandálias do lado de fora a respeitando, como manda a Cultura oriental ao se Entrar num Lugar santo.
O AMOR FAZ DO OUTRO SAGRADO!

            Conforme o pensamento de Sara Paín pode-se avaliar por meio do desenho ou do relato a capacidade do pensamento para construir uma organização coerente e harmoniosa e elaborar a emoção. Também permitirá avaliar a deteriorização que se produz no próprio pensamento. (SAMPAIO, p.99)

            “O pensamento fala por meio do desenho onde se diz mal ou não se diz nada, o que oferece a oportunidade de saber como o sujeito ignora.”   Sara Paín (PAÍN apud SAMPAIO, p.100)

            De acordo com Jorge Visca, as técnicas projetivas têm como objetivo investigar os vínculos que o sujeito pode estabelecer em três grandes domínios: o escolar, o familiar e consigo mesmo, pelos quais é possível reconhecer três níveis em relação ao grau de consciência dos distintos aspectos que constituem o vínculo de aprendizagem. (SAMPAIO, p.99)
            Weiss observa, sobre as provas projetivas, que “o princípio básico é de que a maneira do sujeito perceber, interpretar e estruturar o material ou situação reflete os aspectos fundamentais de seu psiquismo. É possível, desse modo, busca relações com a apreensão do conhecimento como procurar, evitar, distorcer, omitir, esquecer algo que lhe é apresentado. Podem-se detectar, assim, obstáculos afetivos existentes nesse processo de aprendizagem de nível geral e especificamente escolar.” (WEISS apud SAMPAIO, p.99)


REFERÊNCIAS

VISCA, Jorge. Técnicas projetivas  psicopedagógicas e pautas gráficas para sua interpretação. 3 ed. Ribeirão Preto: ClickBooks, 2011.




2 comentários:

  1. " Finalmente, a saudade foi fotografada." A autora dessa frase é minha irmã Raquel Tavares

    ResponderExcluir